Dúvidas frequentes

Muitos clientes em potencial me fazem as mesmas perguntas antes de decidir contratar meus serviços. Por isso decidi compilar estas dúvidas – e as respostas – nesta lista. A ideia é ajudar você a decidir a melhor forma de investir na sua marca.

Eu crio marcas para negócios: logotipos – a representação gráfica que identifica o negócio – e identidades visuais – as cores, os elementos gráficos, a tipografia que andam junto do logotipo.

O objetivo de um trabalho assim é diferenciar e dar personalidade a seu negócio. Uma boa marca pode significar uma vantagem estratégica sobre seus concorrentes. Uma marca que atrai e se conecta melhor com o público pode significar uma fatia maior do mercado. Em tempos de crise, uma boa marca pode dar força à sua empresa para passar pelos tempos turbulentos.

A criação de uma marca é um investimento. Mas não é um investimento exclusivo de grandes empresas. Muito pelo contrário, cada vez mais empresas pequenas e médias percebem o valor de criar e trabalhar sua marca.

Não sou só eu que estou dizendo isso. É o SEBRAE. Veja no artigo “Importância da marca para sucesso do negócio”

Esta pergunta é semelhante à pergunta “Quanto custa um carro?”. Bom, você pode comprar um carro por R$ 10.000 ou por R$ 100.000. São vários os fatores que vão influenciar sua decisão de que carro comprar: seu perfil, a verba disponível, que tamanho de carro você precisa, o custo da manutenção do carro, etc. Assim, mesmo desconsiderando o preço, um carro que pode ser bom para mim, pode não ser bom para você.

Projetos de marca também podem variar muito de preço, dependendo de quem você contratar, da percepção que você tem sobre o marketing da sua empresa e, dependendo também, da verba que você tem disponível para investir.

Mas se um carro só perde valor de mercado desde o momento que sai da concessionária, uma marca bem trabalhada sempre vai adicionar valor à sua empresa. Marca é um investimento e um diferencial competitivo. Por isso a pergunta “quanto custa” deveria estar mais para “quanto eu posso investir na minha marca?”

A minha proposta de trabalho é oferecer design de qualidade por um custo acessível a empreendedores e startups que desejam investir em sua marca. Meus projetos começam em R$ 2.000,00. Entre em contato, vamos conversar. A minha proposta pode ser exatamente o que você precisa.

Apenas uma e vou explicar o porquê.

A criação de uma marca é um processo. Durante este processo eu vou ouvir tudo o que você tem a dizer sobre seu negócio, vou pesquisar, desenvolver um conceito e construir uma imagem única. Quando você me contrata, está contratando o meu expertise neste processo. Eu invisto tempo para entregar um trabalho de qualidade. A “única” marca que você irá receber, na verdade será o resultado de um trabalho de pesquisa, embasamento, conceituação e construção que vou explicar direitinho para você durante a apresentação.

Tudo bem, posso ouvir você pensando: “Mas e se eu não gostar?”. Bom, esta pergunta é bem mais complexa que isso e eu respondo esta dúvida, e mais um pouco, no próximo item.

Eu enxergo o meu trabalho como uma parceria com os clientes que me contratam. Eu realmente faço um esforço para entender todo o universo do seu negócio. Todo este trabalho vai além do “gostar ou não gostar”, o trabalho que eu apresento é o resultado de pesquisa, embasamento, conceituação e construção. Por conta deste processo, a apresentação da marca gira mais em torno da adequação do que estou apresentando aos seus objetivos do que em torno de gosto pessoal. Você precisa “gostar” da sua marca, é claro. Mas importante mesmo é ela servir bem aos seus propósitos.

Mas a pergunta é justa. Pode acontecer do cliente não ficar satisfeito com a marca. Neste caso nós vamos retomar nossa conversa para entender o que aconteceu. Talvez eu tenha entendido errado alguma informação? Talvez alguma informação importante tenha ficado de fora do briefing? Depois desta nova conversa, voltarei para as fases de pesquisa, conceituação e criação e irei apresentar uma nova opção de marca.

Estas interações podem acontecer diversas vezes. O andamento do projeto varia de cliente para cliente. Mas de forma geral, 95% dos meus projetos são aprovados na primeira ou segunda interação.

Vamos conversar sobre elas, é claro! Eu acredito que é fundamental ouvir o feedback do cliente, afinal ele será o “dono” daquela marca. E também acredito que é minha responsabilidade orientar o cliente sobre o que pode funcionar, ou não, de acordo com a minha experiência e conhecimento técnico. Como já disse antes, enxergo meu trabalho como uma parceria. E nas boas parcerias é muito importante ouvir o outro para poder oferecer o melhor que você puder.

Contratando a criação de uma marca você recebe:

  • – Apresentação da marca com os detalhes da criação;
  • – Sua nova marca (obviamente!) em formato vetor e bitmap (imagem);
  • – Versões da marca de acordo com a necessidade do projeto (por exemplo: versão horizontal, versão vertical, versão monocromática, versão em tons de cinza, etc.);
  • – Um Guia da marca que vai te ajudar usar a sua marca e que inclui detalhes da identidade visual tais como: cores institucionais, tipografia institucional, elementos gráficos (quando pertinentes ao projeto), formas de aplicação da marca, área de respiro, dentre outras coisas.

 

Se você também contratar a criação de algum material gráfico de apoio, como cartões de visita ou papel de carta, você recebe:

  • – Arquivo finalizado em PDF X/1a, padrão para impressão em gráficas;
  • – Arquivo original.

 

Para materiais digitais, que não necessitam de impressão, você recebe:

  • – Arquivo original;
  • – Imagem otimizada para uso na internet.

O processo de criação da marca que começa com a coleta do briefing e termina com a apresentação do marca e do processo criativo leva, em média, de 15 a 20 dias. Após a aprovação da marca, são mais 5 a 10 dias úteis para a entrega de todo o material. Mas estes prazos são a média, o prazo total do projeto depende da disponibilidade do cliente, da rapidez de seus feedbacks e do escopo contratado.

Sim. Se além da sua marca, você desejar materiais institucionais, posso incluí-los na proposta. Acho ótimo quando o cliente também solicita materiais onde o logotipo será aplicado pois isto me dá mais possibilidades para trabalhar a identidade visual da nova marca.

Você pode efetuar o pagamento por depósito bancário ou por cartão de crédito em até 10x sem juros.

Para pagar por por depósito bancáriosendo é necessário o depósito de 40% do valor do projeto  para darmos início ao projeto. Os 60% restantes são pagos após a aprovação da marca.

Outra opção é efetuar o pagamento por cartão de crédito através do PayPal. Neste caso você pode parcelar o valor do projeto em até 10 vezes sem juros. O serviço do PayPal é simples e confiável.

Em ambas as opções, a data de início do projeto é confirmada após a confirmação do pagamento.

Bom, a  diferença já está na pergunta: não faço logotipos rápidos e nem baratos. Eu crio marcas fortes que ajudam seu negócio. Você pode entender melhor como é meu processo de criação e os resultados obtidos lendo os estudos de caso de algumas marcas que já criei.

Então, se o que você deseja é uma marca forte para representar o que, tenho certeza, será um negócio de sucesso, conte comigo.

Não faço logotipos rápidos pois acredito na importância de entender todo o negócio do cliente para idealizar uma marca que será, de fato, eficiente ao identificar a empresa e atrair seu público ideal. Uma marca alinhada com sua proposta de valor, com suas personas e seu propósito. Isso demanda pesquisa, demanda diversos rascunhos e tentativas, demanda cuidado na construção. E para isso é necessário tempo. Não um tempo tão longo – em média 15 dias  – mas certamente não é um trabalho para ser feito de forma corrida.

O meu tempo e o meu expertise é o que eu estou vendendo a você. Como já disse, dedico tempo a criação da sua marca. E junto com toda a pesquisa, cuidado e criação da marca, você leva quase duas décadas de experiência de trabalho em design. Isso precisa ser remunerado de forma justa para ambas as partes. Isso quer dizer um preço acessível para você e justo para mim.

Eu não quero te entregar somente um desenho. Quero te entregar uma marca que de fato traga valor ao seu negócio através de uma imagem única, duradoura e alinhada com sua proposta de valor. Uma identidade de marca forte e consistente, pode te assegurar reconhecimento, diferenciação e gerar conexão com seu público.

Estes artigos também podem te ajudar a entender melhor como investir na sua marca: