Comer para viver ou viver para comer? Eis a questão :)

Pasta de leite em pó

Posted: April 8th, 2011 | Author: Dani Lima | Filed under: Doces, Festivos | Tags: , |

Niver do Celo

Taí o Bolo do Marcelo coberto com esta pasta. Ficou meio esquisito mas foi minha primeiríssima experiência com pasta par cobrir bolo. Espero evoluir com o tempo :)

Ingredientes:
2 copos de leite Ninho em pó (copo de requeijão)
2 copos de açúcar impalpável (copo de requeijão)
Leite condensado, o quanto baste
Mais leite ninho, o quanto baste para dar o ponto

Modo de preparo:

Misture o leite em pó com o açúcar em uma vasilha de vidro. Acrescente o leite condensado, aos poucos, em fio até dar o ponto. Misture primeiro com uma colher de pau e depois vá trabalhando com as mãos mesmo. Se ainda ficar muito “melado”, vá acrescentando mais leite ninho e trabalhando a massa com as mãoes até dar o ponto. A massa deve ficar firme, mas maleável e não grudar nas mãos. Abra a massa com rolo entre dois pedaços de plástico.

Observações da Dani:

- Achei esta receita aqui: http://www.receitasdemae.com.br/receitas/pasta-americana-e-glace-sem-gordura/

- Na receita original ela chama de Pasta de leite, uma que ela faz so com leite condensado e açúcar impalpável. Essa receita ela chama de pasta/glacê e não manda abrir com um rolo. Eu não sei pq exatamente.. Mas fiz esta receita, abri com o rolo, cobri o bolo e deu certinho. E ainda fiz uns enfeites pro bolo :p Não ficou lindo, ainda tenho muito o que melhorar, mas gostei da primeira experiência.

- Coloquei somente 2 copos de medida aqui pois foi o que usei para cobrir o bolo do Marcelo, deu e ainda sobrou bastante. De leite condensado, usei quase 1 lata.

- Eu fiz a besteira de não usar o plástico para abrir a massa e usar o leite ninho para “enfarinhar” o mármore para não grudar. Funcionou, mas quanto mais leite ninho vai grudando na massa, mais seca e quebradiça ela vai ficando.

- Se quiser colorir é só usar corante em gel. Coloque um pouquinho sobre a massa e vá sovando a massa até o corante ser totalmente absorvido e a massa fica com a cor por igual. Corante em gel é bem concentrado, então se você quiser uma cor clarinha, cuidado com a quantidade.

- Não use corante líquido. O corante líquido adiciona umidade a massa e ela vai ficando melada.

- Essa massa não fica branca. Fica um amarelinho claro.

- Sim, o sabor desta pasta é igual aquele doce de leite ninho :) Beeem mais gostoso que pasta americana.

- Também serve para cobrir cupcake :)

- Ah! Para a massa “grudar” no bolo, você vai precisar cobri-lo com algo para servir de cola. Eu usei doce de leite, até funcionou. Imagino que geleia ou brigadeiro também funcionem. Mas o tradicional é usar glacê real.

- Além de cobrir bolo, esta parte também serve para modelar docinhos. Na festa do Oliver, eu abri a massa com rolo, deixando cerca de 1cm de altura e usei cortadores de estrela para fazer docinhos. Ficou bem legal :)


6 Comments on “Pasta de leite em pó”

  1. #1 Mara reis said at 4:13 pm on August 8th, 2011:

    Olá, Dani!

    Amada, gostaria que você me tirasse uma dúvida, é que não entendi bem; quando você disse que havia feito a besteira de não usar o plástico para abrir a massa, eu devo entender que ela devia estar dentro do plástico ou devo colocar um plástico por cima para depois abrí-la? Sabe, eu fiz esta massa,mas ela ficou muito dura, quebradiça e quanto mais açúcar colocava, piorava. Bom, depois da sua orientação vou tentar fazer outra e ver como será. Mas,afinal, tem que ser leite ninho ou pode ser outro leite qualquer? È que usei o Itambé e não sei se isso interfere no resultado final.
    O certo é que minha massa estava muito, muito durinha.
    Deixo para você um beijo especial e muito obrigada por compartilhar conosco suas dicas.

  2. #2 fabricia said at 10:47 pm on August 24th, 2011:

    oi boa noite preciso saber se e dificil ou facil poque e minha primeira vez

  3. #3 MARIA DE LOURDES ARAUJO said at 2:41 pm on October 28th, 2011:

    Bboa tarde!
    BOA É OTIMA IDEIA !INCRIVEL SÓ GOSTARIA DE SABER SE ESSA PASTA SERVE PARA QUAL QUER CLIMA MORO NO NORDESTE MUITOOOOO QUENTE MESMO ELA FICARA FIRME NO CALOR?
    OLHE SEMPRE NÓS PASSE ESSAS IDEIAS MARAVILHOSAS.

    BEIJOS LOURDES ARAUJO SALVADOR BA

  4. #4 Dani Lima said at 12:02 am on November 3rd, 2011:

    Maria, a principio acredito que sim. Ja usei em dias mais quentes e em dias mais frios e ela funcionou bem.

  5. #5 Dani Lima said at 12:03 am on November 3rd, 2011:

    Fabricia, difícil não é, mas é necessário um pouco de paciência e “feeling” pra ver o ponto. Se a massa ficar muito grudenta e molenga vá colocando aos poucos mais leite ninho até dar o ponto. Cuidado pois se colocar leite ninho demais a massa fica quebradiça.

  6. #6 Dani Lima said at 12:09 am on November 3rd, 2011:

    Ola Mara!

    Até hoje eu só fiz com leite ninho mesmo. Não sei dizer se funcionaria com outro tipo de leite em pó. E o negócio dessa massa é ir acrescentando o leite condensado em fio, bem aos poucos pra ir chegando no ponto. Se ficar com leite ninho demais ela fica quebradiça mesmo. Se estiver muito grudenta vai colocando mais leite ninho aos poucos e vá sovando com as mãos mesmo. Mas ela e um pouco mais seca que a pasta americana mesmo viu? Mas ainda assim dá pra abrir com o rolo e cobrir o bolo. usar o plástico sobre a pia para abrir a massa deixa muito mais facil na hora de abrir. Espero ter ajudado.


Leave a Reply